Categorias
Desenvolvimento Pessoal

Como economizar e guardar dinheiro – confira 7 dicas!

Várias pessoas desejam economizar e guardar dinheiro para a viagem dos sonhos, comprar uma casa, um carro, etc, porém acham que isso é impossível. Algumas até culpam o salário que é pequeno ou as dívidas que são demais.

É preciso entender que o planejamento aliado ao esforço traz resultados incríveis, inclusive alguns que são, aparentemente, impossíveis. Eu sempre quis guardar dinheiro, porém não conseguia e um dos maiores erros que cometi era esperar sobrar.

Foi pensando na forma que me planejava financeiramente que coloquei essas dicas em prática, e, se você também está nessa situação, confira as dicas abaixo pois me ajudaram bastante.

Artigo recomendado:

economizar e guardar dinheiro

7 dicas para economizar e guardar dinheiro

1 – Pague você primeiro –

Não espere sobrar para separar o dinheiro e investir, assim que receber, retire o seu dinheiro. Gosto muito desta estratégia e por isso vou compartilhar com você.

Depois de receber, separe 30% do seu salário e faça a divisão abaixo:

  • 10% para pagar suas dívidas, se for o caso;
  • 10% para comprar o que você deseja – comida, roupa, etc;
  • 10% para investir

Esse é só um exemplo, mas é claro que essa porcentagem pode ser alterada, conforme a sua necessidade.

2 – Corte todos os gastos desnecessários

Faça uma lista daquilo que você deseja e o que precisa. Antes de comprar qualquer coisa, faça uma avaliação se realmente é necessário, se pode abrir mão, etc.

É importante também economizar no mercado, e por isso eu criei este post >> aqui que vai te ajudar, confira!

3 – Trace seus objetivos

É bem mais fácil economizar e guardar dinheiro quando existe um alvo. Se preferir anote seus objetivos ou escolha fotos e deixe em algum lugar que possa visualizar sempre. Isso vai contribuir para que não faça gastos desnecessários pelo simples prazer de ter um objetivo alcançado.

4 – Converse com a família

Não queira resolver tudo sozinho (a), peça ajuda da família. Se não puderem ajudar quitando dívidas, economizar já é o suficiente.

5 – Tenha um cofre

Se não quer gastar dinheiro com cofre, faça você mesmo. Comece a guardar moedas, fazer o desafio de 52 semanas, etc.

Isso será um incentivo, pois você vai perceber que vale a pena.

6 – Tenha uma conta no banco

Procure informações sobre o melhor investimento. Mesmo que você não tem uma grande quantidade,  mas comece a depositá-lo. Criar o hábito de guardar dinheiro começa com o pouco mesmo, não espere ter “rios” de dinheiro.

7 – Tenha uma renda extra

Se você tem tempo disponível e deseja fazer a renda aumentar, procure algo que goste de fazer e comercialize. Existem várias formas de trabalho, inclusive em casa mesmo, que complementam a renda principal. Saiba mais

Criei um post com 20 ideias de negócios para começar em casa e acredito que vai te ajudar.

Considerações finais

Economizar e guardar dinheiro nunca foi uma tarefa fácil e nunca será. É preciso determinação, esforço e planejamento. Se algo da errado, saiba que sempre é possível recomeçar e conquistar o sucesso desejado.

Se você tem dúvidas ou sugestões de post deixe aqui nos comentários, e se você gostou …é só compartilhar com os amigos 🙂

Por Marta Alves

Marta Alves, apaixonada por conteúdos sobre relacionamentos, beleza e desenvolvimento pessoal ... Formada em pedagogia, casada e que deseja viver e ajudar os outros a ser a melhor versão de si mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.