Categorias
Desenvolvimento Pessoal

Desenvolvimento pessoal por onde começar – 3 coisas simples e práticas

Desenvolvimento pessoal por onde começar? O que fazer para ter um bom desenvolvimento pessoal? Quais as melhores dicas para desenvolvimento pessoal? Se você já fez uma dessas perguntas, está no lugar certo. Depois de anos de pesquisa e leitura sobre esse assunto, decidi compartilhar as 3 coisas que eu faria se estivesse começando hoje.

Desenvolvimento pessoal por onde começar? O que fazer para ter um bom desenvolvimento pessoal? Quais as melhores dicas para desenvolvimento pessoal?

Se você já fez uma dessas perguntas, está no lugar certo. Depois de anos de pesquisa e leitura sobre esse assunto, decidi compartilhar as 3 coisas que eu faria se estivesse começando hoje.

São 3 coisas simples, mas que fazem uma diferença enorme nas nossas vidas. É fácil de colocar em prática e qualquer pessoa pode começar hoje mesmo, seguindo os exercícios citados no post.

Antes de começar, lembre-se que, a mudança começa de dentro para fora e que tudo tem um processo e um tempo para acontecer.

Já relutei muito com isso e depois que aceitei, vi muita coisa mudar. Eu queria as coisas pra ontem e nem tudo é assim. Pra dizer a verdade todas as coisas tem seu tempo para acontecer.

Não pense que vai começar hoje e amanhã tudo está mil maravilhas. Pode ser que sim, mas assim como qualquer plantação, existe o tempo de semear, cuidar e ver crescer e só depois, colher os frutos.

Por isso o meu conselho é, não desista no primeiro obstáculo, lá na frente você vai ver que valeu a pena.

Não existe um passe de mágica e sim, compromisso e determinação para fazer o que é necessário.

Desenvolvimento pessoal como começar hoje mesmo

desenvolvimento pessoal por onde começar

1 – Use a gratidão em tudo

Muitas vezes ouvimos falar sobre gratidão, mas infelizmente poucas pessoas conhecem de fato o que é esse sentimento e por isso não tem os benefícios que ele oferece.

Por muito tempo eu me considerava uma pessoa grata, pois agradecia as pessoas todas as vezes que ganhava algo ou recebia algum serviço.

A palavra obrigado, tem de fato muito poder para transformar até nossa realidade, mas só ela, não é suficiente.

O sentimento de gratidão faz total diferença.

Existem, basicamente, 3 tipos de gratidão: existe uma gratidão que usamos quando alguém faz algo para nós, onde usamos a palavra obrigado para expressá-la.

Existe uma gratidão que sentimos em ocasiões especiais, como por exemplo: nascimento de um filho, compra de algo de valor, como um carro, uma casa, etc.

Porém, a que vamos falar aqui hoje é sobre o sentimento verdadeiro de gratidão. Esse sentimento transforma nossa realidade e pode ser sentido até nos mínimos detalhes da vida.

Ele pode ser sentido a cada respiração, isso significa que você está vivo; pode ser sentido ao apreciar a beleza da natureza, por conseguir andar, ter duas pernas e muito mais.

Se você ainda não experimentou esse sentimento, assim que você senti-lo vai saber. O coração transborda, preenche com um sentimento de alegria e às vezes até lágrimas de felicidade.

Conseguimos contemplar o belo, admirar a natureza e a criação de forma geral.

Qualquer pessoa pode experimentar ou sentir o verdadeiro sentimento de gratidão, e o melhor, pode ver sua vida mudar completamente em pouco tempo. Falo isso por experiência própria.

Como tudo começou …

Tudo começou em 2017, quando perguntei para Deus (Universo / Criador / Força Maior / Inteligência Infinita) o que eu deveria fazer para ter uma vida abundante.

A resposta veio em forma de um vídeo do Fabrício Venâncio, que falava sobre uma passagem do Evangelho de Mateus que diz:

“Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado. “

Em outras palavras, aquele que é grato pelo que tem, receberá muito mais, e aquele que não é, até o pouco que tem será tirado (perderá).

Depois de algum tempo, de procurar mais e mais por esse assunto de gratidão, comecei então a exercê-la em minha vida e tudo começou a mudar.

Minha vida financeira melhorou, meus relacionamentos, comecei a encontrar formas naturais para cuidar da minha saúde e muitas coisas boas foram acontecendo.

Ao sentir gratidão pelas coisas que já possui e abandonar a ideia de reclamar, as coisas começam a mudar.

Lembre-se de que muitas pessoas não estão vivendo hoje, algumas não têm comida, não têm casa, roupas, família, outras estão precisando de oxigênio nesse exato momento e você, além de ter muitas dessas coisas, está lendo este post e agora sabe que pode mudar completamente sua vida.

Esse é um grande motivo para agradecer!

“Tudo o que você foca, expande.”

Se você se concentrar nos problemas, é isso que receberá mais. Se focar nas coisas boas, mais coisas boas vão acontecer.

Artigo recomendado:

Livro Seja Singular – As incríveis vantagens de Ser diferente

Exercícios para exercer a gratidão

Vou disponibilizar um exercício fantástico para você que deseja praticar gratidão ainda hoje.

Para que a gratidão seja seu estilo de vida, para que vire um hábito, você precisa praticar, no mínimo 21 dias.

Faça uma lista com 10 coisas que você é grato(a). Se você quiser seguir este exemplo:

Obrigado, obrigado, obrigado Deus, por uma casa para morar … quanto mais detalhes quiser adicionar, mais intenso poderá ser o sentimento.

Não desanime se no início você não conseguir sentir, apenas faça uma lista ou use a mesma todos os dias.

Depois de sete dias agradecendo pelo que tem, você poderá adicionar alguns sonhos. Comece acrescentando um desejo e agradecendo como se fosse real.

Agradeça assim que acordar e antes de dormir escolha algo para agradecer também.

Se possível, durma assim que sentir gratidão. Como o nosso subconsciente trabalha nas últimas coisas que pensamos, é exatamente mais disso que irá receber.

2 – Use a visualização a seu favor

Essa técnica é poderosa e tem ajudado muitas pessoas. E ela pode te ajudar em todas as áreas da sua vida.

Quando somos crianças temos o hábito de sonhar alto, imaginar tudo que queremos e é tão fácil na nossa cabeça.

Depois de se tornar adultos, perdemos essa habilidade, sufocamos a imaginação. E a visualização nada mais é que imaginar.

Imaginar como já fosse real, tudo aquilo que você deseja. Visualizar a vida dos seus sonhos.

Nossa mente não sabe identificar o que é real e o que não é. Quando você visualiza, a mente passa por aquela experiência. Quando conseguir gravar essa sena visualizada na mente subconsciente, ela vai dar um jeito de mover circunstâncias, pessoas e coisas para que isso aconteça.

É muito simples e fácil de fazer.

Exercícios práticos

Em um lugar tranquilo, sente-se confortável e feche os olhos. Comece a ver, detalhadamente, aquilo que deseja.

Por exemplo: Se você quer uma casa, comece a vê-la (imaginar) como é por dentro: quantos cômodos, a cor das janelas, os móveis, as pessoas que estão lá, o momento que estão na mesa agradecendo, etc.

Eu gosto de usar algumas perguntas para ter o sentimento de que já é real. Se você quiser, também poderá usá-las.

A visualização com sentimento de que já aconteceu é extraordinária.

Pense no que você está visualizando e pergunte mentalmente.

1 – Qual o sentimento de receber (nome do objeto desejado)?

2 – Qual a primeira pessoa que vou contar e como vou fazer isso?

3 – Qual a primeira coisa que faço quando recebo (o que visualizou)?

Pra finalizar, agradeça mentalmente, pelo objeto, cura ou qualquer outra coisa que visualizou.

Repita esse processo assim que acordar e antes de dormir, se possível.

Outra coisa importante é começar visualizando coisas pequenas, pois assim você tem mais facilidade para visualizar coisas grandes.

3 – Pensamentos x crenças limitantes

“A mente de um homem expandida por uma nova ideia não consegue nunca voltar às suas dimensões originais”

Pra finalizar, aqui vai a terceira dica para colocar em prática e avançar no seu desenvolvimento pessoal.

Saber como funciona a mente humana é essencial para a realização de qualquer ser humano. Em especial, a mente subconsciente, pois ela é responsável pela programação dos pensamentos e das crenças limitantes.

Os pensamentos e crenças limitantes podem servir como barreiras que impedem o sucesso em qualquer área da vida.

Se a maior parte do tempo estivermos pensando em coisas negativas, é isso que vai se materializar.

O contrário também acontece, quando estamos focados, pensando em coisas boas, é isso que vamos vivenciar a maior parte do tempo.

Vamos relembrar a frase que eu gosto muito de citar “Tudo que você foca, expande.”

Já fiz um post sobre crenças limitantes e você pode ver ele completo aqui << Nossas crenças, determinam se vamos ser uma pessoa de sucesso ou não.

A boa notícia é que não importa o grau de negatividade ou de crenças limitantes que uma pessoa tem. Qualquer um pode sair do desespero e começar a ter esperança, do choro para o riso, da tristeza para a alegria.

Exercícios práticos

Comece a observar seus pensamentos. Assim que perceber os pensamentos negativos, que te deixam pra baixo, comece a substituí-los.

Faça afirmações ou aformações que mudam a sua reprogramação mental, eliminando as crenças limitantes que te impedem de ter uma vida abundante em todas as áreas da vida.

Anote frases que não fazem muito sentido para o seu sucesso, como por exemplo:

  • Isso não é para mim
  • Nasci assim vou morrer assim
  • Nunca vou ter dinheiro para comprar isso
  • Isso é coisa para rico
  • Não tenho dinheiro para isso

E substitua por frases positivas que irão ajudar no seu crescimento.

Conclusão desenvolvimento pessoal por onde começar e ter sucesso

Essas são as 3 coisas que eu faria se estivesse começando hoje meu desenvolvimento pessoal. Focaria nesses 3 aspectos pois sei, na prática, que são essenciais.

Gratidão, visualização e conhecimento do funcionamento da mente humana, em especial a subconsciente.

São coisas simples, mas que fazem total diferença na nossa vida e nos nossos resultados em qualquer área da vida.

Neste post – desenvolvimento pessoal como começar – quis trazer as técnicas que mais me ajudaram.

Espero que te ajude também. Se quiser melhorar seu crescimento pessoal, conheça o meu ebook completo:

Ebook com os Princípios do Desenvolvimento Pessoal

Artigo recomendado que completa este ” Desenvolvimento pessoal como começar na prática “

12 erros que você deve evitar no seu Desenvolvimento Pessoal

Pinterest martaalvesblog Instagram @martaalves.ss

Por Marta Alves

Marta Alves, apaixonada por conteúdos sobre relacionamentos, beleza e desenvolvimento pessoal ... Formada em pedagogia, casada e que deseja viver e ajudar os outros a ser a melhor versão de si mesmo!

2 respostas em “Desenvolvimento pessoal por onde começar – 3 coisas simples e práticas”

Oi, Marta! Seu blog tem me ajudado muito, obrigada por compartilhar tantas dicas maravilhosas.

Semana passada eu li um artigo seu que falava sobre a Lucimara de Morais e o desafio da borboleta azul…. Corri pra assistir o vídeo e três dias depois eu vi a borboleta em um pin no Pinterest. Fiquei muito grata e feliz 😀

Beijos e sucesso sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.