Categorias
Livros para ler

Ler livros todos os dias traz 8 benefícios que você nem imagina

O que acontece quando uma pessoa ler livros todos os dias? Quais os benefícios que a leitura proporciona ao ser humano? Você também teve curiosidade para saber a resposta dessas perguntas? Então, continue a leitura.

Confesso que eu não tinha o hábito de ler. Lembro que o primeiro livro que li, sem o professor me obrigar, é claro rsrs foi o “Meu pé de laranja lima”. Foi minha amiga que me indicou e disse que eu precisava ler.

Li esse livro e gostei, mas não fui atrás de outros não. O tempo se passou e comecei a ler outros livros de romance, inclusive comprei a coleção do Nicholas Sparks. Como eu disse, era livros de romance e eu era simplesmente apaixonada.

Digo era pois descobri uma categoria que não era vista com bons olhos: os de autoajuda que hoje também são conhecidos como desenvolvimento pessoal.

Eu não tenho nada contra quem lê uma categoria ou deixa de ler outra. O meu intuito aqui é mostrar os benefícios que temos ao ler livros. São muitos, mas listei apenas 8.

8 benefícios para quem ler livros

ler livros

1 – Melhora o funcionamento do cérebro

A leitura promove saúde mental, previne alzeimer e outros tipos de demência, inclusive, pode aumentar seus anos de vida. Estudos comprovam que diversas funções cerebrais são favorecidas no momento da leitura. Ela está para o cérebro assim como o exercício físico está para o corpo.

2 – Estimula a criatividade

Ao ler livros qualquer pessoa pode mergulhar na imaginação, criar cenas, momentos e personagens, desenvolvendo assim a criatividade.

Recomendado: 12 erros que você deve evitar no seu processo de desenvolvimento pessoal

3 – Pode aumentar a inteligência

Além de exercitar várias partes do cérebro, a leitura também traz muitas informações, técnicas, soluções, descobertas, entre outros.

Recomendado: Como criar um plano de desenvolvimento pessoal em 6 passos simples e alcançar qualquer objetivo

4 – Diminui o estresse, a ansiedade e depressão

A leitura faz o corpo relaxar, exige concentração e isso ajuda a diminuir o estresse. Lembrando que isso não anula a importância do medicamento, se necessário, da alimentação equilibrada, técnicas de meditação, etc. É um procedimento que ajuda na diminuição da ansiedade e depressão também.

5 – Auxilia no combate a insônia

Como já disse no tópico anterior, o corpo fica mais relaxado, sendo assim, o sono pode vir de forma mais fácil e natural. Especialmente nos casos de quem vive preocupado demais no período que antecede o sono. Se você sofre com insônia vale a pena, ler livros.

6 – Ler livros aumenta a concentração

Ler exige concentração e como se fosse um músculo, quando você lê vai exercitando-o. Acredito que não sou a única que as vezes lê e precisa voltar o parágrafo e ler novamente, pois não lembra o que leu. Pois é, é necessário estar concentrado para fazer uma boa leitura.

7 – Aumenta o potencial em todas as áreas da vida

Quando uma pessoa tem o hábito de ler, sabe onde vai encontrar respostas para algumas perguntas. Sabe buscar um livro ou alguns livros que podem ajudar. Pessoas que também já passaram por isso e mostram como sair mais rápido ou pelo menos, mais forte.

8 – Nos conecta com o mundo

Aprendemos com a experiência dos outros, podemos conhecer novas culturas, aprender a resolver problemas de forma mais fácil, etc. Aumenta a empatia. A leitura também permite viajar sem sair do sofá.

Recomendado: Ebook Desenvolvimento Pessoal – os 3 pilares que você precisa conhecer … Grátis

Esses foram alguns benefícios, se você conhece outro, deixa aqui nos comentários para ajudar mais pessoas. Espero que tenha te ajudado de alguma forma com esses benefícios de ler livros. Lembre-se de compartilhar com os amigos 🙂

Pinterest martaalvesblog

Instagram @martaalves.ss

Por Marta Alves

Marta Alves, apaixonada por conteúdos sobre relacionamentos, beleza e desenvolvimento pessoal ... Formada em pedagogia, casada e que deseja viver e ajudar os outros a ser a melhor versão de si mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.