Categorias
Livros para ler

Livro Seja Singular – As incríveis vantagens de Ser diferente

O livro Seja Singular foi escrito por Jacob Petry & Valdir R. Bundchen pai da modelo Gisele Bundchen.

Segundo ela tudo que aprendeu foi com seu pai e se não fosse ele, não teria chegado onde chegou.

O livro tem 256 páginas e foi publicado pela editora Faro Editorial.

Fiquei um pouco relutante para ler este livro. Comecei a ler e desisti, na época, acredito que não conseguia entender com tanta clareza o início, mas depois li e é por esse motivo que estou indicando.

O conteúdo é muito rico e transformador.

livro seja singular resenha de livros

Seja Singular – As incríveis vantagens de Ser diferente

Este é um livro que mostra o poder da singularidade. Mostra também como o nosso modo de pensar interfere em nossa vida.

Segundo os autores, é nosso modo de pensar que molda a maneira como sentimos, experimentamos e percebemos o mundo e as coisas a nossa volta.

Ele foi dividido em 3 partes: a primeira é sobre A teoria da mentalidade, onde o foco principal é o nosso modo de pensar, como ele se forma, como funciona e qual o impacto que ele produz.

A segunda parte é sobre Inteligência prática, e nessa parte os autores discursam sobre a maneira de mudar o modo como pensamos.

Já a terceira parte eles mostram como pensam as pessoas de sucesso, o que os motiva e como elas superam as adversidades da vida.

O livro Seja singular tem como base a ideia de que somos o que pensamos e quando queremos mudar algo em nós, devemos mudar nossa mentalidade.

Os autores citam várias histórias de pessoas que tiveram sucesso na vida, não porque tinham privilégios, pelo contrário, alguns tinham tudo para dar errado e conseguiram vencer na vida.

Alguns deles são: Sara Blakely, Michael Jordan, Mary Kay, Scooter Braun e Justin Bieber, entre outros.

Nossa singularidade não é determinada pela inteligência que temos ou qualquer outra coisa. Ela é definida pela postura que temos diante da vida e essa postura, na maioria das vezes, trata-se do nosso modo de pensar.

Temos a velha mania de achar que os fatores principais para ser bem sucedido é a inteligência, sorte, destino e o talento. E não, a nossa vida, é resultado daquilo que pensamos.

Os autores simplificam cada fator citado acima com exemplos, o que facilita e muito a compreensão.

“Em outras palavras, assim como a alimentação inadequada pode anular o talento de um atleta, a mentalidade errada pode anular a inteligência de um gênio.”

Cada um tem o seu modo de pensar, o qual define quem somos. E é, exatamente, por esse motivo que somos singulares.

Os autores também destacam a importância da nossa programação mental. Se nossa mente é programada para o sucesso, nós alcançaremos o sucesso. Se estiver programada para o fracasso, alcançaremos o fracasso.

Essa programação controla nossa vida e faz com que temos sempre o mesmo resultado, esse resultado reforça a programação, que produz mais do mesmo resultado, enfim, é um verdadeiro ciclo vicioso ou virtuoso e pode atrapalhar ou ajudar a nossa vida.

Na segunda parte, o assunto é voltado para a Inteligência prática. Aqui conseguimos entender que só o talento, inteligência, conhecimento ou criatividade por si só não são fatores determinantes para o sucesso.

Eles têm uma parcela de contribuição é claro, mas o que dá vida a essas habilidades é a determinação.

Sem determinação, muitas vezes, desistimos dos nossos projetos, em parte, por causa das adversidades, dos fracassos e da estagnação.

Segundo os autores, alguns psicólogos chamam esses 3 fatores de as 3 barreiras da realização.

Quando fracassamos na realização dos nossos sonhos, não é porque falta inteligência ou talento, mas sim, desenvolver uma mentalidade certa que permita o uso adequado desses fatores.

Outros fatores relevantes são: regularidade, simplicidade e disciplina. 

Criar um projeto ou querer realizar os sonhos em apenas 1 ou 2 dias, raramente obterá resultado.

“Levamos cinco ou seis anos para ficar dez quilos acima do peso ideal, e queremos perdê-los com uma semana de dieta ou caminhadas.

Criamos uma cultura de desequilíbrio ao longo de uma vida inteira e queremos colocar tudo em ordem com meia hora de coaching.”

Desenvolvemos a mentalidade que com o menor esforço vamos alcançar resultados extraordinários e nem sempre é assim.

Em pesquisas realizadas com grupos de pessoas, descobriram que a disciplina, a determinação e a consistência em dominar um dos setores da vida tiveram um impacto, praticamente em todas as áreas da vida.

No livro Seja Singular, os autores contam a história de Soichiro Honda e deixa claro a importância de estabelecer uma prioridade e organizar suas ações e escolhas em torno dessa prioridade.

Recomendado: 12 erros que você deve evitar no seu Desenvolvimento Pessoal

A terceira e última parte do livro Seja singular é sobre as Vantagens ocultas. Nessa parte eles falam sobre a pirâmide de maslow, depois explicam porque ela deve ser invertida.

Quando uma pessoa tem autorrealização, faz aquilo que gosta, o restante das outras necessidades serão supridas.

Eles destacam a importância de se perguntar se você é feliz no trabalho ou não. Se tem a oportunidade de fazer todos os dias, aquilo que sabe fazer melhor.

Uma boa parte da vida do ser humano é dedicada ao trabalho, quando esse lugar, essa ocupação não é motivadora, não traz felicidade e contentamento, afeta as outras áreas da vida.

As pessoas que alcançam desempenho extraordinário, buscam em primeiro lugar a autorrealização. Em troca disso, estão dispostas a sacrificar o que não for tão importante.

Ao contar a história de Howard Schultz os autores revelam que todo sucesso começa com um desejo.

Um desejo que arde como fogo dentro da pessoa permite que ela ultrapasse qualquer obstáculo no caminho da autorrealização.

Nessa última parte também é abordado o processo criativo, como ampliar nossa criatividade, etc.

“Você pode se tornar criativo simplesmente aprendendo a pensar de uma maneira diferente.”

Algumas pesquisas foram feitas e pode-se constatar que quando reduzimos nossa capacidade de analisar, avaliar e julgar, aumentamos de forma significativa nossa capacidade criativa.

E esse é um dos motivos das crianças serem mais criativas que os adultos, elas ainda não desenvolveram esses 3 fatores.

Outra coisa importante que é destacado no livro Seja singular é que a criatividade é produto da imaginação.

No capítulo 11, o assunto abordado é sobre “As vantagens do azar e as desvantagens da sorte”.

Para simplificar e explicar isso eles usaram o exemplo da história de Scooter Braun que perdeu a oportunidade de fazer negócio com Mark Zuckerberg, fundador do facebook.

Apesar de considerar um azar, depois ele descobriu que foi bom não ter concluído o negócio. Depois de um tempo ele lança um cantor dos Estados Unidos que até hoje é sucesso.

“Assim, o xis da questão, portanto, não é se você é uma pessoa de sorte ou não, mas se você sabe tirar proveito dos momentos de sorte ou azar e se beneficiar de ambos.” Seja Singular

Recomendado: Pense e Enriqueça de Napoleon Hill – Resenha de livros

Os autores falam sobre o que é sorte, os fatores que determinam se de fato é sorte mesmo ou não e que o que difere os vencedores dos demais não é a sorte ou azar que eles têm na vida, mas a maneira como eles veem esses eventos.

“Não é o acaso – as adversidades psicológicas, econômicas, sociais e históricas – que determina nossos resultados, mas a maneira como lidamos com ele. E como a maneira como lidamos com o acaso é definida pela nossa mentalidade, é ela que define nossos resultados.”

E para finalizar, não poderia deixar de incluir esta frase que também foi retirada do livro Seja singular.

“A vida é como um pacote que se recebe pelo correio. E que o mais importante não é o que vem nele, mas aquilo que fazemos com esse conteúdo.”

Espero que tenha gostado da resenha do livro Seja singular e que tenha te ajudado de alguma forma.

Se você deseja adquirir pela Amazon, ele está em promoção e além disso você ajuda o blog a manter-se no ar.

Obrigada por ler até aqui, deixe seu comentário e lembre-se de compartilhar com os amigos 🙂

Pinterest martaalvesblog Instagram @martaalves.ss

Oferta relâmpago R$ 15,30