Resumo do livro O Milagre da Manhã de Hal Elrod

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O milagre da manhã … sim, este é o título do livro de Hal Elrod publicado no Brasil pela editora BestSeller e aqui você vai ler o resumo completo. [post atualizado em 08/07/2021]

A prática dos exercícios citados no  livro  tem transformado a vida de  milhares de pessoas, inclusive a minha, por isso resolvi trazer o resumo aqui no blog.

Ele não revela nenhuma mágica ou truque para essa transformação acontecer. Apenas te direciona para o seu desenvolvimento pessoal.

Através das suas orientações, você poderá mudar todas as áreas da sua vida, tanto espiritual quanto profissional, financeira, relacionamentos, entre outras.

Se você deseja conhecer um pouquinho mais deste livro ou descobrir como é simples mudar seus hábitos para alcançar uma vida extraordinária, continue a leitura …

Artigo recomendado: Resumo do livro Pense e enriqueça de Napoleon Hill

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Resumo do livro O milagre da manhã

No início do livro tem alguns depoimentos de pessoas comuns, assim como eu e você, que tiveram mudanças após começarem o milagre da manhã.

Eu coloquei alguns no final deste post e assim que terminar o resumo, poderá ter acesso.

Essa rotina de desenvolvimento pessoal só foi possível acontecer devido a sua história de vida, então … sim, ele conta como tudo aconteceu.

Segundo ele, quando pensou que estava no auge da vida, foi atingido por um motorista bêbado.

Como resultado, quebrou 11 ossos, sofreu danos cerebrais, morreu por 6 minutos, despertou em coma e encarou a notícia de que poderia jamais voltar a andar.

Mas, não parou por aí, ele esteve mais uma vez no fundo do poço, e é assim que ele mesmo fala.

Dessa vez ele viu os empreendimentos de sucesso irem de água abaixo e por fim se afundar em dívidas e ficar profundamente deprimido.

O milagre da manhã – o começo

Depois que passou por tudo isso, ainda continuava deprimido. Porém, em uma manhã resolveu fazer uma corrida, porque seu amigo Jon Berghoff disse que era bom.

Embora ele odiasse correr, foi assim que conseguiu ter clareza e então criar essa rotina de desenvolvimento pessoal.

O primeiro desafio foi encontrar tempo.

Hal Elrod afirma que pensou em realizar à noite, depois à tarde quando no fundo sabia que o melhor era pela manhã. Isso porque ele não gostava, não queria acordar mais cedo.

Ainda assim, se programou para acordar 1 hora antes, no dia seguinte, para fazer a rotina de desenvolvimento pessoal que mais tarde recebeu o nome de Milagre da Manhã.

A partir de então, ele começa ver mudanças significativas na sua vida e compartilha com outras pessoas.

E o nome Milagre da Manhã foi justamente, pelo fato de ter mudado tão rapidamente sua vida e das outras pessoas.

Assuntos abordados no livro O milagre da manhã

A princípio, no capítulo três ele começa falar sobre o desafio de superar a mediocridade.

Infelizmente, a maioria das pessoas se contentam com pouco, em outras palavras, se contentam com muito menos do que quer na vida; apenas desejando; não compreende que é possível.

Além disso, ele mostra os três passos para se ver livre, ou seja, acima da mediocridade.

Segundo ele é preciso identificar as causas da mediocridade, tais como: síndrome do espelho retrovisor, falta de propósito, isolação de incidentes, etc.

Pelo fato de não querer e depois precisar acordar cedo para fazer o milagre da manhã, o autor fala bastante a respeito desse assunto.

Ele destaca que, acordar cedo envolve propósito de vida alinhado, responsabilidade, uma boa intenção antes de dormir, entre outros.

Se você aperta o botão soneca todas as manhãs, ainda que pareça inofensivo, saiba que essa é uma forma de resistir a vida que você tem.

Além disso, começa o dia com energia negativa.

É como se você estivesse dizendo: “Não quero viver minha vida, pelo menos não plenamente.”

No capítulo cinco, ele descreve uma estratégia de cinco passos à prova de soneca para despertar e quero destacar uma frase, pois chama muita atenção que é a seguinte.

Tem sido dito que ninguém na verdade gosta de acordar cedo, mas que todos amam a sensação de ter acordado cedo.

Os salvadores de vida de O milagre da manhã

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Então, no capítulo seis, ele fala sobre os salvadores de vida. Portanto, essa é a rotina de desenvolvimento pessoal composta por 6 etapas: silêncio, afirmação, visualização, exercício, leitura e escrita.

Cada uma dessas 6 práticas diárias vai trazer mudanças na sua vida física, intelectual, emocional e espiritual.

1- Silêncio

Em primeiro lugar, vamos falar sobre silêncio. Nesse momento da rotina você pode fazer meditação, oração, reflexão, gratidão ou respiração profunda.

Ele ajuda a reduzir o nível de estresse, além disso, ajuda a começar o dia com clareza e paz de espírito.

O autor descreve sobre meditação e seus inúmeros benefícios, bem como, explica como fazer.

2- Afirmação

A segunda prática de desenvolvimento pessoal são as afirmações. Segundo Hal Elrod, falar consigo mesmo não é para os loucos.

Todos nós temos um diálogo interno, seja consciente ou inconsciente e o mais importante, pode ser usado para nosso bem ou não.

Ele conta como as afirmações mudaram sua vida. Embora tivesse sido exposto a elas quando morava com seu amigo Matt, só depois de algum tempo colocou em prática.

Logo após a leitura do livro Pense e enriqueça que começou a praticar essa atividade e dessa forma obter resultado.

É por meio das afirmações que quebramos os paradigmas ou crenças limitantes do nosso subconsciente.

Todos nós temos crenças limitantes que foram criadas desde a infância e são elas que determinam nossos resultados.

Ao identificar uma crença limitante, você precisa criar uma afirmação positiva para substituí-la. Você percebe que foi substituída, quando os seus resultados começam a mudar.

Um exemplo de crença limitante citada no livro é “Não sou uma pessoa matinal”. Além de contar a experiência dele, o autor mostra como mudar sua mentalidade a respeito disso.

Além de abordar o tema relacionado a programação mental, ele descreve 5 passos simples para criar suas próprias afirmações.

3 – Visualização

A terceira prática de desenvolvimento pessoal é a visualização. Esse é o hábito de criar imagens mentais, no entanto, precisam ser imagens positivas.

Hal destaca que algumas pessoas são limitadas por visões do passado e por isso repetem fracassos e desgostos passados.

Portanto, ele também descreve 3 passos simples para a visualização e deixa como opção o quadro de visualização.

4 – Exercício

A quarta prática de desenvolvimento pessoal são os exercícios físicos.

Nas palavras de Hal Elrod quando você faz exercícios, ainda que por poucos minutos, toda manhã, isso aumenta sua energia, melhora sua saúde, aumenta a autoconfiança e o bem – estar emocional, e o capacita a pensar melhor e a se concentrar por mais tempo.

O exercício físico é essencial para a saúde física, mental, emocional e várias outras áreas. Por isso, separe alguns minutos para se exercitar.

Segundo o autor, fazer apenas alguns polichinelos já irão trazer benefícios, então vale a pena começar.

Como já vimos, Hal Elrod conta que sua inspiração para essa prática, que no futuro receberia o nome de O milagre da manhã, foi no período de exercício ao ouvir o áudio de Jim Rhon.

5 – Leitura

A leitura é a quinta prática de desenvolvimento pessoal, lembrando que, essa não é uma ordem obrigatória o próprio autor deixa claro.

Conforme você lê, vai aprendendo com especialistas, pois sempre vai existir alguém que já passou pelo que você está passando e, no entanto, sabe como sair mais forte e melhor que antes.

6 – Escrita

Por último, vem a escrita. Você poderá escrever um diário, um livro ou sobre qualquer assunto do seu interesse.

O próprio autor tem um diário para a realização dessas atividades, veja aqui << ou se preferir separe um caderno.

Recomendado: Plano de desenvolvimento pessoal – como criar um em 7 passos

Customizando seu Milagre da manhã

A proposta do milagre da manhã é realizar seu desenvolvimento pessoal todos os dias, logo pela manhã. Segundo o autor as primeiras horas do dia são determinantes para o restante do dia.

Então … a rotina do Milagre da manhã foi criada e desenvolvida para ser feita durante 1 hora, no entanto, existem aqueles dias de correria que pode ser customizado.

Isso nada mais é que reduzir o tempo de cada atividade. Vale lembrar que não é pra ser utilizado sempre, pelo contrário, apenas em dias corridos e específicos.

Além disso, dependendo do horário de dormir você pode fazer a tarde.

Pra finalizar, o autor fala sobre o segredo pra formar hábitos que transformarão sua vida e apresenta o desafio de 30 dias para colocar tudo isso em prática.

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Minha opinião sobre o livro

Bom, já li este livro 2 vezes em menos de 2 meses e estou lendo novamente, não digo isto para aparecer, apenas para te encorajar a ler bons livros, inclusive este.

Nunca fui uma pessoa matinal, mas agora que estou de férias, levantei as 5 da manhã e realizei o meu milagre da manhã. Estou aqui escrevendo e espero, de coração, que tenha sido útil para você.

Fiz os 30 dias de desafio recomendado no livro e posso dizer que, acordar pela manhã e realizar atividades como essas ajudam na produtividade, a ter mais compromisso em relação à vida que deseja, mais energia e disposição, entre outros benefícios.

É incrível fazer tantas coisas e perceber que ainda há muito tempo pela frente. E o melhor, fazendo uma coisa pra mim mesmo e só depois para os outros.

Acordar cedo para mim foi desafiador, mas foi umas das melhores coisas que fiz e faço até hoje.

O livro é de fácil entendimento e agradável de ler. Como eu disse antes, não é uma fórmula mágica. O autor disponibiliza as ferramentas e cada pessoa é responsável por colocar em prática.

Este é um dos meus livros favoritos e recomendo que leia pelo menos 2 vezes cada livro, para absorver melhor o conteúdo.

Em seguida, lembre-se de colocar em prática!

Depoimentos do livro

“Depois de começar O milagre da manhã em dezembro de 2009, quando estudava na universidade UC Davis, percebi mudanças profundas imediatamente.

Logo comecei a conquistar objetivos desejados há muito tempo com mais facilidade do que jamais esperara.

Perdi peso, encontrei um novo amor, obtive as melhores notas da minha vida e até criei múltiplas fontes de renda – tudo em menos de dois meses!

Agora, anos depois, O milagre da manhã continua sendo parte integral da minha vida.” Natanya Green

“Estou no dia 79 do Milagre da manhã, e desde quando comecei não perdi um único dia. Honestamente, esta é a PRIMEIRA vez que decidi fazer algo e de fato segui a proposta por mais de dois dias ou duas semanas!

Agora, aguardo ansiosa por acordar a cada dia. É incrível. O milagre da manhã mudou minha vida completamente.” Melanie Deppen

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E aí, você já leu este livro? Tem algum que você deseja indicar? Ficarei muito feliz com o seu comentário ❤️❤️

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Por Marta Alves

Marta Alves, apaixonada por conteúdos sobre relacionamentos, beleza e desenvolvimento pessoal ... Formada em pedagogia, casada e que deseja viver e ajudar os outros a ser a melhor versão de si mesmo!

16 comentários

  1. Sabe é até engraçado falar isso a tempos atrás assisti quase todos os vídeos dele e já conhecia , mas com tantos acontecimentos parece que tudo aquilo se apagou da minha cabeça. Agora entrei aqui e leio vc falando sobre o tema , sobre o livro foi realmente muito bom eestou a resenha me deixou ansiosa para ler.
    Obrigada querida foi um prazer. Um abraço.

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