Categorias
Desenvolvimento Pessoal

O perdão traz cura Não o esquecimento – tudo muda

O perdão traz cura, nunca o esquecimento. O assunto de hoje é muito importante, mas também delicado, pra falar a verdade. Basicamente são 3 tipos de perdão: o que recebemos de Deus e de outras pessoas, quando perdoamos um pessoa e / ou quando perdoamos a nós mesmos.

Perdoar não é uma tarefa fácil, além disso não é um sentimento. Ninguém acorda inspirado dizendo: “estou sentindo vontade de perdoar fulano.” Quando alguém nos magoa, o único sentimento, que se não for trabalhado, vai predominar é a raiva, ódio, vingança, etc.

Quando existe a ausência do perdão, são esses os sentimentos que predominam.

Quando o perdão é para um desconhecido também pode ser mais fácil, pelo menos a gente acredita. Quase não vê a pessoa, MAS e quando é um familiar ou a si próprio? O que fazer?

o perdão o perdao

O ato de perdoar é uma decisão!

E é muito importante que aconteça o perdão para que sua vida seja liberada. As vezes, nada da certo pelo fato de não perdoar algo pequeno ou grande que aconteceu. Porém, a vida é curta demais.

Pode parecer mais difícil ainda, perdoar uma traição, um estupro, uma rejeição, etc. Mas o fato é que, enquanto você não perdoa, fica preso ali com aquela pessoa, acorda com ela, vai dormir com ela, mesmo que seja no pensamento.

No livro “Você vai sair dessa” Max Lucado fala sobre a história de José. Na bíblia foi narrada essa história, e no livro o autor vai dando exemplos, trazendo pro nosso dia a dia, etc. Então … depois de tudo que José passou ele teve a opção de perdoar ou não.

Talvez você não queira perdoar por achar que a pessoa que te ofendeu não pode ficar “livre”. Já parou para pensar que quem vive preso é você mesmo? É como disse a frase …

“Guardar raiva é como segurar um carvão em brasa com a intenção de atirá-lo em alguém; é você que se queima.”

A vingança pertence ao Senhor! No mesmo livro de Max Lucado ele fala um pouco sobre isso, veja. ” O perdão não diminui a justiça; pelo contrário, o perdão passa a justiça para as mãos de Deus. É Ele que garante a retribuição justa. Quando cabe a nós, fazemos sempre de mais ou de menos. Mas o Deus da justiça sempre tem a prescrição perfeita.”

Como perdoar – como liberar o perdão?

Existe uma força superior à nossa e talvez você a chame de Deus, Universo, Natureza, enfim, eu digo Deus então é a Ele que vou mencionar sempre. Fique a vontade para substituir o nome.

Sem a ajuda dele é muuuito mais difícil, talvez até impossível.

Deus se importa com a nossa dor, então podemos levar até Ele em oração. Por muito tempo também já fiz essa pergunta: se Ele se importa porque permite isso acontecer? A verdade é que Ele permite pois quer ver o nosso crescimento. É nas adversidades que crescemos, é diante da dor que podemos ser uma pessoa melhor e ajudar outras pessoas que estão passando pelo mesmo que você já passou.

Tudo tem um propósito!

Não queira uma oração formal, um momento especial, etc. Onde você estiver, do jeito que estiver se você pedir por ajuda Ele vai te atender. As vezes, vai ser preciso orar hoje, amanhã e depois, e está tudo bem, o importante é não desistir.

Outra coisa importante é contar o que aconteceu em detalhes, diga como se senti e que decidiu perdoar. Vai por mim, funciona!!

O perdão de Deus

o perdão como perdoar o perdão de deus como se perdoar.jpg

Nem é necessário falar muito desse tópico. Jesus morreu por amor a nós, nos perdoou e nos redimiu para que tivéssemos vida e vida em abundância.

Muitas vezes vem acusações na mente sobre o pecado tal, a mágoa tal. Nesse momento podemos nos lembrar que o único pecado que não tem perdão é a blasfêmia contra a Espírito Santo. Os demais, todos tem o perdão desde que a pessoa se arrependa e peça.

“Em verdade vos digo: Que aos homens serão perdoados todos os pecados, e as blasfêmias que proferirem; mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca mais terá perdão, pelo contrário é réu de um pecado eterno.” (Marcos 3:28,29)

Recomendado: Exercícios práticos da lei da atração para iniciantes – você precisa testar

Como se perdoar e ter uma vida livre

O perdão traz leveza, felicidade, fluidez, entre tantas coisas boas. É extremamente importante perdoar as pessoas, mas também aprender a perdoar a nós mesmos, o nosso passado, etc.

Como seres humanos estamos sujeitos a magoar e a sair magoado. Isso é uma luta diária. Hoje nos esforçamos para perdoar, amanhã outra vez, outra vez e outra vez. É uma decisão constante.

Como você viu no título, perdoar não é esquecer. Quando você perdoa você lembra, mas aquilo não te traz dor, angústia, raiva, ódio ou ressentimento algum. O perdão cura! Escolha perdoar!

A propósito, esse foi o livro que me ajudou muito “Você vai sair dessa“, leia pois tenho certeza que vai te ajudar também.

Recomendado: Livro Seja Singular – As incríveis vantagens de Ser diferente

Lembre-se de compartilhar e deixar seu comentário do que achou, qual tema você quer ver por aqui 🙂

Instagram @martaalves.ss

Pinterest @martaalvesblog

Por Marta Alves

Marta Alves, apaixonada por conteúdos sobre relacionamentos, beleza e desenvolvimento pessoal ... Formada em pedagogia, casada e que deseja viver e ajudar os outros a ser a melhor versão de si mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.