Prosperidade financeira – 5 hábitos saudáveis que você precisa ter

hábito financeiro

Você já parou para analisar o que precisa ser feito para ter prosperidade financeira? Existe um hábito financeiro que te ajuda ou não, avançar na vida e ter um bom relacionamento com o dinheiro, por exemplo?

De acordo com alguns livros sobre finanças que tive a oportunidade de ler, existem sim alguns hábitos para ter prosperidade financeira.

Embora seja um assunto que todos deveriam saber, isso não é ensinado nas escolas ou em qualquer lugar, em algum momento da infância.

Alguns hábitos podem fazer com que uma pessoa tenha prosperidade financeira e investimentos, enquanto outros podem fazer com que uma pessoa tenha dívidas – longas e altas faturas no cartão de crédito.

Baseado nos livros de finanças, hoje vou listar aqui 5 hábitos saudáveis sobre dinheiro que você também pode adotar.

Se você já tem alguns deles, deixe nos comentários 🙂 vou ler com muito prazer e claro, ficarei muito feliz.

5 hábitos para ter prosperidade financeira

habitos financeiros

HÁBITO FINANCEIRO 1 –

O primeiro hábito sobre finanças é criar ativos em vez de passivos. No livro Pai rico, pai pobre o autor deixa bem claro, porque os ricos multiplicam seu dinheiro e os pobres ficam cada vez mais pobre, cada vez mais endividados.

Os ricos investem em ativos, enquanto os pobres (pessoas de mentalidade pobre) investem em passivos.

E qual é a diferença?

Segundo o autor, ativos é tudo aquilo que vai trazer mais dinheiro até você e o passivo tira dinheiro de você.

Um carro por exemplo, pode ser um ativo ou um passivo.

Se você usa ele para trabalhar como uber, por exemplo, você consegue fazer mais dinheiro.

Se usa apenas para passear ou para uso próprio, está com um passivo porque está gastando combustível, reparos e mais um monte de contas que chegam.

HÁBITO FINANCEIRO 2

O segundo hábito diz respeito à sua mentalidade.

O que você pensa sobre o dinheiro? O que você pensa dos ricos?

Espero que sua resposta tenha sido “coisas positivas”, pois se forem coisas negativas, nunca conseguirá ter mais dinheiro ou ser uma pessoa rica.

Para criar esse hábito positivo, de pensar coisas boas a respeito do dinheiro, reprograme suas crenças em relação a dinheiro e riqueza.

Tem um post sobre planejamento financeiro, onde falo sobre mentalidade, veja aqui >> Seu planejamento financeiro precisa disso para ter sucesso

HÁBITO FINANCEIRO 3

O terceiro hábito de pessoas bem sucedidas financeiramente é doar parte do que ganha. Esse hábito tem tudo a ver com o segundo, ou seja, sobre mentalidade.

Se em sua mente existem pensamentos de escassez, você terá medo de doar e depois faltar para você e sua família.

Por outro lado, você não deve agir com irresponsabilidade. Se você ganha pouco, doe pouco. Conforme vai aumentando a renda, aumenta também a doação.

Quando você entende que só doa quem tem em abundância e quando você doa isso volta para você; sua mente se abre para novas possibilidades.

A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda. Provérbios 11:24

prosperidade financeira

HÁBITO FINANCEIRO 4

O quarto hábito financeiro é buscar conhecimento relacionado ao tema, isso inclui: investimentos, planejamento financeiro, crenças, gastar bem, ganhar mais, bem como, atitude das pessoas prósperas, etc.

HÁBITO FINANCEIRO 5

O quinto e último hábito é gastar menos do que ganha. Parece óbvio, mas com o uso do cartão de crédito e cheque especial, muitas pessoas vão comprando e esquece que depois o salário pode não ser suficiente.

Não sabem quanto ganham e nem quanto gastam. Se assustam no fim do mês por que o dinheiro não deu, mas sempre dá um jeito, afinal … tem cartão e cheque e, bola pra frente.

Isso vira um ciclo vicioso; para torná-lo virtuoso, comece a gastar menos, viver como se ganhasse menos, viver um degrau abaixo.

Confira o Ebook >> Seja o sucesso que você sempre sonhou

Espero que este post sobre prosperidade financeira tenha te ajudado de alguma forma, lembre-se de compartilhar com os amigos e deixar seu comentário 🙂

Instagram @martaalves.ss

Pinterest @martaalvesblog

YouTube Marta Alves

Por Marta Alves

Marta Alves, apaixonada por conteúdos sobre relacionamentos, beleza e desenvolvimento pessoal ... Formada em pedagogia, casada e que deseja viver e ajudar os outros a ser a melhor versão de si mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.