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Saúde e qualidade de vida – 9 dicas essenciais para colocar em prática

Ter mais saúde e qualidade de vida é uma base essencial para crescer em outras áreas da vida. Cuidar do seu bem estar, pode te ajudar a construir relacionamentos saudáveis, crescer na carreira e até mesmo aumentar as finanças.

Cada pessoa deve assumir a responsabilidade, para mudar alguns hábitos e ter uma vida saudável.

Quantas vezes você tentou alertar alguém que algo fazia mal e ela não deu ouvidos? Se você pudesse, com certeza mudaria isso, não é mesmo?

Felizmente, cada um tem seu livre arbítrio para cuidar de si mesmo, o que podemos fazer é incentivar. E é exatamente o que pretendo fazer através deste post.

Te mostrar que é possível ter saúde e qualidade de vida, mesmo em meio a correria do dia a dia e muitos outros malefícios que nos rodeiam.

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Como ter saúde e qualidade de vida?

Toda mudança começa quando você está consciente que precisa mudar. Além disso, exige esforço, força de vontade e persistência.

O ideal é começar mudando uma coisa de cada vez.

Já fiz um post relacionado aos hábitos saudáveis, você pode ver aqui. Mas, vou resumir da melhor maneira possível para que você entenda esse assunto.

Qual a importância de ter uma boa qualidade de vida?

Como já disse no começo, ter uma boa saúde e qualidade de vida pode te ajudar a construir relacionamentos saudáveis, crescer na carreira, aumentar as finanças. Você também vai sentir diferença na sua disposição, autoestima e inclusive, na área emocional.

Hábitos – o que é e como mudar

Um hábito é aquilo que fazemos todos os dias, as vezes até sem pensar. O nosso cérebro “fica” no automático e não precisa ter tanto esforço.

Você não pensa ou planeja como vai escovar os dentes, tomar o banho ou caminhar, você apenas faz. O seu cérebro já sabe todo o processo e ele facilita sua vida poupando esforço e energia.

Imagine se toda vez que fosse escovar os dentes ou dar um passo, tivesse que aprender todo o processo novamente?

Todos nós temos alguns hábitos saudáveis e hábitos não tão bons assim. A boa notícia é que podemos mudá-los ou substituí-los.

Um hábito pode ser formado de duas maneiras: pelo impacto emocional ou pela repetição. 

Um estudo feito nos Estados Unidos examinou pessoas que mudaram de vida radicalmente.

Nele os pesquisadores descobriram que, o motivo dessa mudança, na maioria das vezes acontecia depois de uma tragédia pessoal, como por exemplo um divórcio ou uma doença de risco.

Esse é um exemplo de mudança de hábitos causada pelo impacto emocional. Já a mudança feita pela repetição, segundo alguns pesquisadores, é feita de 21 a 30 dias.

Por exemplo: Uma pessoa que quer fazer atividade física, precisa fazer 30 dias para poder dizer que criou este hábito de se exercitar.

Hábitos que você precisa ter para ter saúde e qualidade de vida

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Hábito 1 – Faça meditação

A meditação, é capaz de te ajudar no processo de mudança de crenças. Crenças são pensamentos dominantes que se transformam em realidade, e algumas atrapalham nossas vidas.

O hábito de meditar acalma a mente e ajuda em vários processos, como por exemplo: vencer a ansiedade, a estar presente no aqui e agora, desfrutar o momento presente, permie ter novas ideias, entre outros.

Para fazer a meditação é muito simples. 

Sente-se em um lugar tranquilo e em silêncio, de preferência. Com roupas confortáveis, feche os olhos e respire profundamente.

Para que sua mente não fique vagando, pensando no que você fez ontem, no que o amigo fez de errado, etc. Enquanto fizer a respiração tenha duas palavras em mente.

Por exemplo: AMOR E SAÚDE

Quando expirar, em pensamento mesmo, diga a palavra amor, quando inspirar diga saúde. Faça respirações profundas no período de 5 a 15 minutos por dia. Você pode começar com menos e ir aumentando aos poucos, se desejar.

Recomendado: Treinamento online de meditação – tudo que você precisa saber a respeito

Hábito 2 – Foque no que é essencial

Ao invés de criar vários projetos de uma vez e distribuir uma pequena parte do seu tempo para cada um. Crie um projeto apenas, e se dedique 100% a ele.

Mesmo depois de obter resultado com esse projeto, tente não acrescentar tantos outros. Seja seletivo. Saiba dizer não às pessoas e a você mesmo.

Faça uma boa distribuição do tempo. Quanto mais projetos você tiver, menos tempo vai ter para a família, para cuidar da saúde e até mesmo para o próprio projeto.

Como são muitos projetos, você não consegue se dedicar o máximo em nenhum deles.

É essencial que você tenha planos, crie seus objetivos de vida, mas  também é importante  escolher os que mais te completam e deixar o trivial de lado.

Leia o livro  O Essencialismo e saiba como é imporante se esforçar e se dedicar o máximo para o projeto que importa.

Hábito 3 – Crie uma agenda

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Uma agenda ou um caderno são algumas das melhores formas de se organizar. Ter uma vida organizada, é ter uma mente descansada, preparada para ter uma boa saúde e qualidade de vida.

Segundo a OMS (organização mundial da saúde) o Brasil tem o maior número de pessoas com ansiedade: 18,6 milhões.

Isso tudo começa com a agitação excessiva, estresse, etc. Uma agenda não consegue resolver todos os problemas da vida, mas pode ser o começo, o primeiro passo.

Depois de anotar tudo em uma agenda, não é necessário ir deitar e ficar preocupado com o que precisa fazer amanhã. Além de diminuir a preocupação e a ansiedade, ainda melhora a qualidade do sono.

Sendo assim a qualidade de vida, o seu bem estar também melhoram.

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Hábito 4 – Tenha uma alimentação saudável

Não tem como falar de saúde e qualidade de vida e não falar da alimentação. Ela é extremamente importante para esse processo.

Algum tempo atrás eu não me preocupava tanto com a minha alimentação, mas hoje tenho alguns cuidados.

Não sou radical quanto a esse tema, mas, procuro equilibrar. Incluo alguns ingredientes que possui vitaminas importante para o corpo.

Alguns deles, você pode pesquisar mais a respeito, que é o açafrão, semente de linhaça e farinha de quinoa.

Eles ajudam a deixar o seu intestino saudável, sem inflamação. Aliás, uma grande parte das inflamações acontecem por causa do intestino inflamado.

Segundo o Dr Dayan Siebra, ele é nosso segundo cérebro, sendo assim devemos dar muita importância e cuidar sempre. Outra coisa importante é ingerir bastante água, frutas e verduras no seu dia a dia.

Hoje em dia existem até aplicativos que ajudam a lembrar de tomar água e que pode te ajudar, caso seja muito esquecido.

Hábito 5 – Saiba perdoar

Não espere sentir vontade de perdoar. Como ser humano que somos, a única e exclusiva vontade é a de desenvolver o troco à pessoa que nos feriu.

Para perdoar, precisa tomar a decisão. Depois dessa decisão tomada é preciso persistência. Não é da noite para o dia que isso acontece, pode levar um tempo e é preciso resistir ao sentimento de ódio, rancor e mágoa.

Uma coisa que me ajuda a superar esses momentos de fúria é citar a frase retirada do livro de Joseph Murphy se não me foge da memória é O poder do subconsciente que diz o seguinte:

“Que a paz esteja contigo, fulano” Na palavra fulano, coloque o nome da pessoa.

Assim que começar a ruminar, a pensar nas pessoas que te feriram, magoaram, diga essa frase.

Outra coisa importante, e essa deve ser a principal. Ore pela pessoa que te magoou, ore e peça a Deus sabedoria, para te ajudar a remover esse sentimento. 

No começo você pode orar e ainda assim sentir vontade de devolver o troco, mas com o tempo seu coração vai ficando limpo desses sentimentos.

Pra finalizar, leia esta frase com atenção “Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra” Autor desconhecido

Guardar ressentimento não leva a lugar algum, antes tem o poder de atrasar a vida do ser humano.

Hábito 6 – Seja grato

A palavra Gratidão está na moda nos últimos tempos, mas exercê-la de verdade não é tão fácil assim. Principalmente, para quem está hiper, mega lotada de crenças limitantes.

Pessoas que a vida inteira se sentiram fracassadas, Deus esqueceu delas, nada da certo, e por aí vai.

Ser grato é um exercício diário.

Faça uma lista de coisas que você é grato, pela manhã ou antes de dormir; liste no seu pensamento as coisas pelas quais é grato. Se escrever no caderno é melhor ainda.

Não necessita ser coisas mirabolantes, coisas incríveis, sensacional; basta apenas ser verdadeiro e fazer sentido pra você.

O fato de você estar respirando, lendo este post, estar sentado, conseguir enxergar, estar consciente, já é um bom motivo para agradecer.

Rhonda Byrne, em seu livro A magia, fala sobre a gratidão e te da um desafio de 28 dias para colocar em prática e desenvolver esse hábito que pode mudar sua vida.

Hábito 7 – Faça exercício Físico

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Sim, o exercício físico melhora sua saúde e qualidade de vida. Já citei ele muitas vezes aqui no blog. Inclusive, tem um desafio para você conseguir fazer todos os dias, você pode ver o post completo aqui.

Ele é essencial para todas as áreas da nossa vida e não precisa ter uma regra única. Faça o exercício que te agrada, corrida, caminhada, em casa, na academia, etc.

Hábito 8 – Leia todos os dias

O hábito da leitura faz você crescer pessoalmente e profissionalmente. Leia bons livros de desenvolvimento pessoal, também conhecidos como autoajuda.

Se você não tem esse hábito, comece com 1 a 2 páginas por dia e aos poucos você vai acrescentando mais.

“A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo.” Joseph Addison

Recomendado: Resenha do livro Pense e enriqueça de Napoleon Hill

Hábito 9 – Pare de assistir jornal

Pare de assistir ou ler jornal, principalmente pela manhã. Sabe aquela sensação que o mundo só tem coisa ruim e que nada presta, nada tem jeito? Esse é apenas o resultado para as pessoas que se envolvem com coisas ruins.

Talvez você não pratica tanta coisa ruim assim como roubo, assassinato, etc. Porém, está cercado com isso, ouvindo, falando, se irritando e se enchendo de sentimentos ruins.

Se não agrega valor, não te ajuda em nada; pra quê continuar ouvindo, escutando ou falando sobre isso?

É como comer comida estragada, podre, e achar que vai ficar com a saúde TOP, 100% e não vai.

Eu te desafio a ficar no mínimo 7 dias sem assitir ou falar de tragédias.

Isso não significa que você não se importa, significa apenas que, enquanto você não tem a solução, não vale a pena se encher disso.

“A lei da mente é implacável. O que você pensa, você cria. O que você senti, você atrai. O que você acredita, torna-se realidade.”

Comece a colocar sua atenção em coisas boas, ouça músicas que te deixam pra cima, leia bons livros ao invés de jornais, e sua vida pode se transformar de tal maneira que nem você mesmo vai acreditar.

Recomendado: Plano de desenvolvimento pessoal – como criar um em 6 passos

Bônus – Hábito 10 -Tenha um tempo para você

Tenha um tempo só pra você, fazer o que mais gosta sem ter a obrigação de remunerá-lo, ou seja, ganhar dinheiro com isso de forma obrigatória. Tem que trazer leveza.

Não leve a vida a ferro e fogo, saiba aproveitar a vida, relaxar, ficar algum tempo sem fazer nada se for o seu desejo, brincar, sorrir com os que ama e ser feliz.

Você pode continuar nessa jornada, adquirindo muito mais conhecimento através do Ebook Princípios do Desenvolvimento Pessoal

Espero que tenha te ajudado de alguma forma. Não se esqueça de compartilhar com os amigos 🙂 e deixar seu comentário.

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Por Marta Alves

Marta Alves, apaixonada por conteúdos sobre relacionamentos, beleza e desenvolvimento pessoal ... Formada em pedagogia, casada e que deseja viver e ajudar os outros a ser a melhor versão de si mesmo!

2 respostas em “Saúde e qualidade de vida – 9 dicas essenciais para colocar em prática”

Puxa que legal, boas dicas, gostei de todas em especial a que fala: “PARE DE ASSISTIR JORNAL” não que assistir jornal não tenha a sua importância, sim claro que tem, mas no momento, infelizmente o que se vê e ouve é uma extrema exposição desse Covid19, e se ficarmos abitolados nesses jornais vamos ficar paranoicos, com medo de tudo e todos. É fundamental se cuidar, mas também é mais que fundamental viver.
Parabéns pelo importante artigo!

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